Bem-vindo!

CAPOEIRA E ESCOLA - SIGNIFICADOS DA PARTICIPAÇÃO

Disponibilidade: Em estoque

R$32,00
OU

Descrição Rápida

Autor: Marcelo Rocha Radicchi;
1ª edição - 2013
128 páginas
Formato: 16 cm X 23 cm
ISBN: 978858711498-3

Esta edição teve o apoio da FAPEAM, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Governo do Estado do Amazonas.

CAPOEIRA E ESCOLA - SIGNIFICADOS DA PARTICIPAÇÃO

Detalhes

Capoeira e escola

A capoeira vem sendo trabalhada na escola com diferentes enfoques e variadas formas de inserção e atores. A depender do trabalho realizado, possui um enorme potencial educativo relacionado não somente ao seu contexto sócio-cultural originário ou à diversidade de experiências de movimento, ritmo, socialização, contexto histórico (dentre outros) que proporciona, mas também pela intensidade existencial experimentada por alguns sujeitos que a praticam, dentro e fora da escola.

Partimos do aprofundamento teórico em referenciais da capoeira buscando as relações com os alguns referenciais da fenomenologia e do existencialismo, para então discutirmos a formação de sentidos e de significados existenciais criados pelos sujeitos (dentro e fora da escola) ao praticar, jogar, brincar, viver a capoeira. Cruzamos então, a discussão teórica com análises empíricas provenientes da pesquisa com alunos que praticavam a capoeira em duas escolas municipais em São José, SC. Seja como ferramenta de “sedução pedagógica” para aqueles alunos “problemáticos”, seja como estratégia de criação de uma identidade positiva para alguns alunos, seja como “alimento da alma” para os capoeiras mais experientes, a capoeira para algumas pessoas constitui significativo elemento existencial capaz de, em algum momento, responder (em diferente graus) o questionamento (Pre-sença, Dasein) que todos somos.

Capítulo 1

PROBLEMATIZANDO A CAPOEIRA NA ESCOLA

1.1 Nosso ponto de partida... Agachando ao pé do berimbau

1.2 Potencialidades neste jogo entre capoeira e escola


Capítulo 2

CAPOEIRA E ESCOLA, EXISTÊNCIA E SIGNIFICADO

2.1 Capoeira e escola: uma aproximação construída e ainda em construção

2.2 Capoeira e existência: construção de sentidos e da identidade pela/a partir/na capoeira

2.3 Ok... Mas e na escola? Como poderia acontecer esta significação?

2.4 Algumas considerações na relação entre formação de significados e existência, a partir de “Ser e Tempo” de Martin Heidegger


Capítulo 3

BUSCANDO A APROXIMAÇÃO COMPREENSIVA SOBRE O SIGNIFICADO DA CAPOEIRA COM ALUNOS NAS ESCOLAS

3.1 Sobre a fenomenologia, intencionalidade e as possibilidades para a compreensão do significado

3.2 Como buscamos entender o significado da capoeira na vida dos alunos

3.3 Buscando a intencionalidade, as relações com a subjetividade e a compreensão do significado

3.4 O Se-movimentar como categoria de análise do significado do movimento humano


Capítulo 4

O SIGNIFICADO DA CAPOEIRA NA VIDA DOS ALUNOS

4.1 Contextualização do estudo

4.2 O mundo vivido: primeira categoria analisada e algumas considerações

4.3 O Se-movimentar: segunda categoria analisada e algumas considerações

4.4 O significado da capoeira na vida (Ser) dos alunos participantes da pesquisa


Capítulo 5

A IMPORTÂNCIA DO SIGNIFICADO PARA O ATO EDUCATIVO

5.1 Significado e educação: breves reflexões

5.2 A capoeira na escola como atividade significativa em diálogo com o “mundo” dos alunos


Referências

Você pode também estar interessado nos seguintes produtos

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E PROPOSTAS 1

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E PROPOSTAS 1

R$42,00
O QUÊ E COMO ENSINAR EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

O QUÊ E COMO ENSINAR EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

R$40,00
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E COOPERAÇÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E COOPERAÇÃO

R$36,00
 

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.