Bem-vindo!

EDUCAÇÃO FÍSICA, AUTISMO E INCLUSÃO

Disponibilidade: Em estoque

R$36,00
OU

Descrição Rápida

Autores: Mônica Frigini Siqueira e José Francisco Chicon
1ª edição - 2016
144 páginas
Formato: 16 cm X 23 cm
ISBN: 978-85-8334-028-7

EDUCAÇÃO FÍSICA, AUTISMO E INCLUSÃO

Detalhes

Neste livro, ousamos trilhar caminhos considerados por muitos professores como um desafio à docência.

Direcionamos nosso olhar ao autismo, umas das formas mais instigante de ser e que nos coloca em xeque no cotidiano escolar.

Focalizamos a inclusão sensibilizando a escola a se modificar e ressignificar seus espaços/tempos em função das necessidades educacionais de seus alunos, com ênfase na aprendizagem.

Compreender o autismo é percorrer caminhos nem sempre equipados com um mapa nas mãos, é falar e ouvir uma outra linguagem, é criar oportunidades de troca e espaço para os nossos saberes e ignorância.

 

Sumário

Introdução.

1. Vygotsky e o sujeito com autismo: uma mediação pertinente a uma educação para todos.
     1.1. Compreendendo a relação entre autismo e educação.
     1.2. Contribuições da abordagem histórico-cultural para a compreensão do ser autista.
 

2. Educação, educação física e inclusão: refletindo a prática pedagógica.
     2.1 A educação física no contexto da educação inclusiva.

3. Educação física e inclusão: compreendendo o processo no “chão da escola”.
     3.1. Sobre a “escola da experiência”.
     3.2. Os primeiros contatos com a professora de educação física, com a turma do 3º b e com o aluno Samuel.
     3.3. arranjos diádicos na prática pedagógica em educação física na perspectiva da inclusão.
            3.3.1 Histórico de ingresso de samuel no ambiente escolar.
            3.3.2 Início do atendimento individualizado em 2010: primeiros contatos entre a professora Gabriela e Samuel a partir da proposta psicomotora.
            3.3.3 Ressignificação da aula individualizada com os jogos tradicionais.
            3.3.4 Os primeiros arranjos diádicos.
            3.3.5 Aulas regulares de educação física com a turma do 3º ano b na perspectiva inclusiva.

4. Outras/novas pistas para inclusão da criança com autismo.


5. Referências.

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.