Bem-vindo!

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E PROPOSTAS 2

Disponibilidade: Em estoque

R$44,00
OU

Descrição Rápida

Organizadores: Evando Carlos Moreira e Raquel Stoilov Pereira
2ª edição - 2011
288 páginas
Formato: 16 cm X 23 cm
ISBN: 978-85-87114-69-3

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E PROPOSTAS 2

Detalhes

A 2ª edição da obra intitulada Educação Física Escolar: desafios e propostas 2 é fruto do trabalho de diversos professores que atuam no meio acadêmico e no cotidiano das escolas e que entendem que a prática da Educação Física na escola pode ser transformada e ressignificada diariamente.
Para que tais transformações ocorram, revisamos e ampliamos esta obra de forma a contemplar assuntos que num primeiro momento não fizeram parte de nossas discussões, e que, permitirão a visualização de novas possibilidades de trabalho e reflexões profundas sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física na escola.
Esperamos que esta obra demonstre a possibilidade de novos caminhos, permitindo modificar ou consolidar práticas e gestões pedagógicas, valorizando a Educação Física como um componente curricular com finalidades pedagógicas e focado na formação, crescimento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, assim como as demais disciplinas do espaço escolar.
Confiantes na mudança, desejamos uma boa leitura!
Evando Carlos Moreira
Raquel Stoilov Pereira
Organizadores
Capítulo 1
Educação Física e educação infantil: aspectos de uma relação ainda pouco frutífera.
Sandra Maria Tedeschi e Sidnei Rodrigues Batista
- A educação infantil e o professor de Educação Física.
- Educação Física na escola.
- Na universidade.
- Considerações a respeito da Educação Física no projeto político pedagógico da educação infantil.
- A Educação Física na educação infantil.
- Condições didáticas.
- Considerações finais.
- Referências.
 
Capítulo 2
O jogo e o desenvolvimento infantil: a visão de Piaget e Vygotsky.
Margareth Anderáos.
- O jogo e o desenvolvimento Infantil.
- Uma visão de jogo na perspectiva da psicologia genética de Jean Piaget.
- Uma visão de jogo na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky.
- Considerações finais.
- Referências.
 
Capítulo 3
O folclore na escola: um esquecido, porém precioso, conteúdo da Educação Física.
Eliana de Toledo
- As manifestações folclóricas.
- Arte.
- Alimentação.
- Lendas e Contos.
- Costumes e Superstições.
- Danças e Rodas cantadas.
- Jogos e Brinquedos.
- Trava-línguas, Ditados.
- Cantigas e Parlendas.
- O folclore na escola.
- Sugestões de desenvolvimento do Folclore nas aulas de Educação Física.
- Considerações Finais.
- Referências.
 
Capítulo 4
As artes circenses nas aulas de Educação Física.
Marco Antonio Coelho Bortoleto, Thiago Sales Claro, Pedro Henrique Godoy Gandia Pinheiro e Carolina Silveira Serra.
- As atividades circenses na Educação Física escolar: a incipiência dos avanços.
- Relatos de Uma Recente Experiência.
- As Cartas dos Alunos da Escola Curumim aos Artistas Circenses.
- Os Jogos Malabarísticos do Colégio EDUCAP.
- Atividades Circenses na Educação Infantil da Fundação Douglas Andreani.
- Atividades Circenses na Educação Infantil.
- Operacionalização do Projeto Alegria! Alegria!
- Estratégias Metodológicas das Atividades Circenses do Projeto Alegria! Alegria!
- Algumas Considerações Importantes.
- Considerações Derradeiras.
- Referências.
 
Capítulo 5
A pedagogia do esporte e o desafio de educar para a autonomia.
Wilton Carlos de Santana, Heloisa Helena Baldy dos Reis.
- Considerações iniciais.
- Esporte educacional.
- O esporte como um elemento facilitador.
- Sobre concepções.
- Sobre princípios.
- Sobre procedimentos.
- Considerações finais.
- Referências.
 
Capítulo 6
Outros desafios da prática da ginástica na escola.
Laurita Marconi Schiavon, Vilma Lení Nista-Piccolo
- Diretrizes para ensinar ginástica na escola: apontamentos levantados a partir das dificuldades declaradas pelos professores.
- Ginástica Artística.
- Ginástica Rítmica.
- Ações básicas da Ginástica Artística e Ginástica Rítmica em uma mesma aula.
- A definição dos objetivos de cada aula.
- Educativos para o aprendizado dos exercícios.
- Organização das aulas.
- Referências.
 
Capítulo 7
O atletismo e a prática nas escolas... Uma realidade possível?
Aida Christine Silva Lima Nascimento.
- Um país precisa de títulos, nós os temos.
- Enquanto isso, na escola ...
- Idéias, propostas.
- Marcha e corrida.
- Saltos.
- Arremesso e lançamentos.
- Da participação do aluno ...
- Referências.
 
Capítulo 8
Os jogos desportivos coletivos: ações e reflexões no contexto escolar.
Luiz Carlos Pereira.
- O jogo, suas possibilidades e significados.
- As abordagens metodológicas dos Jogos Desportivos Coletivos.
- Princípios que regem os Jogos Desportivos Coletivos.
- Ações e reflexões para o (a) campo (escola) de jogo (da vida).
- Referências.
 
Capítulo 9
Basquetebol: esporte, lazer na Educação Física Escolar.
Luciene Ferreira da Silva, José Carlos de Almeida Moreno.
- A Escola e a Prática do Basquetebol.
- Educação para o Lazer e Basquetebol na Escola.
- Referências.
 
Capítulo 10
Os jogos cooperativos e a Educação Física Escolar.
Sidnei Rodrigues Batista.
- Origem dos Jogos Cooperativos.
- Conceitos e características.
- Competição e Cooperação: refletindo sobre certas “verdades”.
- Educação Física escolar, cultura corporal de movimento, competição e cooperação.
- Considerações Finais.
- Referências.
 
Capítulo 11
Educação Física Escolar e lazer: ações e reflexões.
Giuliano Pimentel
- A Educação Física como ela é... (vista).
- Escola e Lazer: criando parcerias através de jogos escolares, festivais, maximização de espaços, aulas criativas e brinquedos.
- A educação para o lazer na natureza ou educação para a natureza pelo lazer?
- Últimas considerações.
- Referências.
 
Capítulo 12
Utilizando recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física Escolar.
Sérgio Oliveira dos Santos
- Considerações iniciais.
- Falta de material e espaços físicos: realidade imobilizadora ou leque de possibilidades?
- Materiais tradicionais x materiais alternativos e inovadores: ampliando a diversidade de experimentações.
- Recursos materiais alternativos: algumas definições.
- O importante não é a qualidade do material e sim o significado que tem na expressão do movimento, em sua utilização.
- Materiais adaptados e alternativos e a ampliação da capacidade expressiva do gesto.
- Considerações finais.
- Referências.
 
Capítulo 13
Educação Física Escolar: a utilização dos meios de comunicação como recurso educativo.
Evando Carlos Moreira
- Apontamentos.
- A televisão.
- Possíveis “leituras” da programação televisiva.
- Referências.
 
Capítulo 14
A difícil tarefa de avaliar: possibilidades na Educação Física escolar.
Raquel Stoilov Pereira e Evando Carlos Moreira
- Pra começo de conversa.
- Avaliar ou aplicar exames: afinal, o que fazemos na escola?
- E a Educação Física? Em que momento faz parte dessa história?
- Construção/invenção de brincadeiras.
- Caderno de atividades/registro.
- Construção/invenção de brincadeiras.
- Exposição das opiniões e avaliações das aulas.
- Autoavaliação.
- Avaliação do professor pelo aluno.
- Desafios e perspectivas.
- Referências.

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.