Bem-vindo!

FUTEBOL E GLOBALIZACÃO

Disponibilidade: Esgotado

R$40,00

Descrição Rápida


Autor: Luiz Ribeiro
1ª edição - 2007
260 páginas
Formato: 16 cm X 23 cm
ISBN: 978-85-87114-45-7

FUTEBOL E GLOBALIZACÃO

Detalhes

O futebol é uma instituição social profundamente ligada à história do capitalismo contemporâneo. E, como uma instituição capitalista, é uma criação imaginária visível. Logo não há como pensá-la fora desse contexto. Ele surge como um esporte moderno no processo da expansão capitalista no final do século XIX e se afirma, no final do século XX como o esporte definitivamente de massas e mundializado.

A consolidação capitalista que reordenou de forma radical o ocidente promoveu transformações tecnológicas, econômicas e culturais, dentre as quais a prática dos esportes como significação de ser moderno e civilizado. Logo, o processo de globalização do futebol coincide com a expansão civilizatória da cultura capitalista, desde o final do XIX até os tempos atuais.

As transformações mais recentes do capitalismo, caracterizadas por um novo boom expansionista e a globalização de novos padrões tecnológicos e culturais de mercado, trouxeram consigo o que estamos denominando de uma nova onda de espetacularização da indústria cultural do consumo, ou seja, consumir produtos materiais e culturais em grande escala. Entre esses produtos, o futebol adquiriu uma especial caracterização.

A presente obra dedica-se a atualizar o debate sobre esse processo, tanto do ponto de vista do conhecimento empírico do fenômeno, na América Latina e na Europa, quanto das perspectivas teóricas para o estudo do futebol nesse contexto globalizado.

O destaque que o futebol vem obtendo no meio acadêmico, nos últimos vinte anos, é expressão dessa globalização. As suas implicações culturais e políticas, na sociedade contemporânea, tornaram-se grandiosas e se transformaram em preocupações políticas por parte do Estado e das instituições normatizadoras da sociedade. Ou seja, ao se transformar num espetáculo de massas, o futebol deixou de ser apenas de interesse de curiosos e apaixonados e se transformou em assunto político relevante e com interesse acadêmico como um tema sério.

Nossa pretensão com essa obra é o de excitar nossos leitores na problematização do futebol, pensando-o não apenas como um acontecimento econômico, social e político, mas, sobretudo, como um fenômeno globalizado.

O FUTEBOL NO MERCADO GLOBALIZADO.

1. Gestão empresarial do futebol num mundo globalizado.

Marcelo Weishaupt Proni e Felipe Henrique Zaia.

2. A crise da autonomia no futebol globalizado: A experiência européia (1985-2007).

Luiz Ribeiro.

3. Copa da Alemanha 2006: Futebol globalizado e o mundo de negócios na pós-modernidade.

Antonio Jorge G. Soares, Paulo Cezar Teixeira Bach, Ailton Fernando S. de Oliveira e Leonardo Bernardes S. de Melo.

4. Futebol moderno e a busca pelo capital: o exemplo do Clube Atlético Paranaense.

José Carlos Mosko.

5. As possíveis interferências do estado na estrutura do futebol brasileiro.

Fernando Mezzadri.

DA TEORIA À HISTORIOGRAFIA.

6. Globalização e esporte: apontamentos introdutórios para um debate.

Wanderley Marchi Júnior e Gilmar Francisco Afonso.

7. Violência, identidade e algumas reflexões sobre o futebol.

Pedro Bodê de Moraes.

8. A pesquisa argentina: um mapa, uma agenda.

Pablo Alabarces.

9. Historias del fútbol en América Latina – historias de sociedades y culturas.

Stefan Rinke.

A EXPERIÊNCIA HISTÓRICA.

10. Razão e paixão no futebol: tentativas de implementação de um projeto modernizador.

Miguel A. Freitas Júnior.

11. Armando Nogueira e o efeito globalizado na crônica esportiva.

André Mendes Capraro.

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.