Bem-vindo!

GINÁSTICA E DANÇA: NO RITMO DA ESCOLA

Disponibilidade: Em estoque

R$34,00
OU

Descrição Rápida


Autores: Roberta Gaio, Cleuza Maria de Andrade, Regina Simões, Ana Zelia Belo, Mirian Pascoal e Wagner Wey Moreira
1ª edição - 2010
136 páginas
Formato: 16 cm X 23 cm
ISBN: 978858711472-3

Ginástica e dança

Detalhes

O livro Ginástica e Dança: no ritmo da escola ressignifica o ensino da ginástica e da dança sintonizadas com as formas contemporâneas de conviver, relacionar-se, construir, reconstruir e criar. Nos cursos de formação profissional, ele é muito bem-vindo, pois é neste local que se propõe a formar o docente capaz de atuar nas diferentes realidades onde se dá o fenômeno educativo, em todas as suas dimensões. Devemos considerar que a formação e a atuação são situações interligadas e é um processo essencial à compreensão da educação em sua totalidade.

É um livro fértil na geração de ideias e de leitura agradável. Para se tornar mais compreensível, há propostas de atividades práticas que os autores colocam considerando a enorme experiência que acumularam nas suas vidas profissionais. Transmitem de maneira clara, ao leitor, a ideia de que as atividades de ginástica e danças podem ser construídas coletivamente com liderança daqueles que apoiam novas ideias.

Capítulo 1. A escola e a organização do trabalho pedagógico: o lugar da Educação Física.

1.1 – Introdução.
1.2 – Conhecendo a principal instância da educação formal.
1.3 – Organização da escola: tarefa complicada.
1.4 – A escola e o currículo.
1.5 – A escola e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
1.6 – A escola e o PCN de Educação Física para o ensino fundamental.
1.7 – Conhecimentos sobre o corpo.
1.8 – Esportes, jogos, lutas e ginásticas.
1.9 – Atividades rítmicas e expressivas.
1.10 – Abordagem psicomotora.
1.11 – Abordagem construtivista.
1.12 – Abordagem desenvolvimentista.
1.13 – Abordagens críticas.


 

Capítulo 2. Ginástica e dança no contexto da Educação Física Escolar.

2.1 – Aprendizagem: alguns pressupostos às vezes esquecidos.
2.2 – Educação permanente em ginástica e dança: uma questão de hábito.
2.3 – Educação Física Escolar: locus da educação permanente em ginástica e dança.
2.4 – Finalizando a conversa.

Capítulo 3. Atividades multiculturais em ginástica e dança.

3.1 – Repertório de atividades em ginástica.

3.1.1 – Sem aparelho.
3.1.2 – Com aparelhos alternativos.
3.1.3 – Com aparelhos oficiais.

3.2 – Repertório de atividades em dança.

3.2.1 – Diversos estilos.
3.2.2 – Folclóricas e populares.
3.2.3 – De salão.


 

Capítulo 4. Escola: espaço de convivência em busca de um estilo ativo de vida com qualidade.

4.1 – Escola: entre a igualdade e a diferença.
4.2 – Educação Física: possibilidades de convivência e qualidade de vida na escola.
4.3 – Dicas para pensar a prática pedagógica em Educação Física Escolar.

Apontamentos finais.

Referências.

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.