Bem-vindo!

GINÁSTICA RÍTMICA POPULAR: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL

Disponibilidade: Em estoque

R$32,00
OU

Descrição Rápida


Organizadora: Roberta Gaio
2ª edição - 2009
152 páginas
Formato: 16 cm X 23 cm
ISBN: 858711436-0

GINÁSTICA RÍTMICA POPULAR: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL

Detalhes

Neste trabalho, Roberta convida-nos a acompanhá-la na descoberta de algo mais que a execução de gestos perfeitos. Para isso ela corajosamente rompe com o paradigma da seleção dos mais aptos, da perfeição, do padrão mecanizado, da elitização, tão presente em algumas ações da área da Educação Física e, em especial, na Ginástica Rítmica, apresentando o corpo possível a partir de um trabalho para a escola e para a comunidade, com base em um estudo denominado Projeto de Ginástica Rítmica “Popular”, ocorrido na cidade de Piracicaba-SP, visando oportunizar a prática desta modalidade a todos, respeitando as capacidades de cada um, ou como ela mesma diz: entender a Ginástica Rítmica a partir de uma visão “Popular” de esporte.

Esta proposta revela a necessidade da criança vivenciar experiências motoras, ampliando seu repertório motor, contribuindo para seu desenvolvimento, despertando sua criatividade a partir de vivências lúdicas desta modalidade. O brincar, construir, dançar, cantar, jogar, criar, participar constitui nos princípios traçados por Roberta.

O trabalho também nos alerta sobre a necessidade de propor atividades visando o corpo em relação ao espaço, tempo, ritmo, objetos, pessoas, num contexto de comunicação não verbal, proporcionando relações afetivo-sociais significativas para a vida do ser humano.

Ao estabelecer estas ações, Roberta elucida o corpo, mais especificamente o corpo criança, entendendo que é por ele que a relação com nosso eu, com os outros eus e as outras coisas que habitam os nossos espaços se estruturam.

Também as reflexões propostas têm como finalidade ressaltar a importância de uma ação pedagógica competente, oriunda de uma formação profissional em Educação Física significativa, através do recorte feito em relação a este conteúdo desenvolvido em instituições de ensino.

Este estudo é o testemunho de um longo trajeto empenhado pela professora que se comprometeu a fazer uma imersão sem reservas não só na literatura que se debruça sobre o tema, mas também, e principalmente, o compromisso de tentar refletir e propor ações mais humanas.

Regina Simões

Capítulo 1

- Histórico Geral da Ginástica Rítmica.

Capítulo 2

- A criança “vivendo, crescendo e aprendendo”.

- 1° MOMENTO: Da psicomotricidade à motricidade: a existência sempre do todo.

- Eu corporal – A identidade da criança.

- Estruturação da Noção Espacial.

- Estruturação da Noção Temporal.

- 2° MOMENTO: Aspectos neurofuncionais.

- 3° MOMENTO: Aspectos afetivo-sociais do desenvolvimento:

- A criança e a família.

- A criança e a escola: a primeira relação social-afetiva.

- A criança e a Educação Física.

Capítulo 3

- Ginástica Rítmica “Popular”: a desmistificação de um esporte.

Considerações Finais.

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.