Bem-vindo!

STEP FORCE- A VERDADEIRA AULA DE STEP

Disponibilidade: Em estoque

R$30,00
OU

Descrição Rápida

Autor: Maurício Amantéa
1ª edição - 2003
120 páginas
Formato: 15 cm X 22 cm
ISBN: 85-87114-13-1

STEP FORCE- A VERDADEIRA AULA DE STEP

Detalhes

A montagem de uma coreografia de Step interessante e motivante não é privilégio de poucos, com um pouquinho de dedicação e algum tempo disponível, qualquer um poderá ser capaz de “Mirabolar” coreografias bastante criativas, através do conhecimento dos movimentos e das diferentes formas de agrupá-los. Porém, o mais difícil não é planejar a coreografia propriamente dita, mas sim, o modo de ensiná-la aos alunos sem perder o objetivo principal da aula; que é cardiovascular. O “processo pedagógico” (didática) é essencial para o professor que quer atuar com profissionalismo e destacar-se ministrando aulas dessa modalidade.

O aspecto segurança ao abordar movimentos sobre a plataforma é um assunto abordado através de resultados de pesquisas e apresentação de normas conclusivas. Portanto, o método Step Force, objeto de estudo aprofundado, preocupa-se não somente com aspectos isolados de uma aula de Step com a combinação ideal dos fatores: conhecimento teórico, segurança, montagem de coreografias criativas, ensinamento através de uma didática perfeita, motivante e com o aproveitamento da estrutura musical da forma correta.

Viaje através das páginas deste livro e descubra a magia do melhor e mais atualizado método de ensino de Step do Brasil.

Seja bem vindo ao método Step Force, pois essa é a verdadeira aula de Step!

SEGMENTO I - BÁSICO

1.1 - Introdução.

1.2 - Histórico.

1.3 - Objetivos e benefícios.

1.3.1 - Objetivo da aula de Step.

1.3.2 - Coreografando sem perder o objetivo da aula.

1.3.3 - Benefícios Fisiológicos.

1.3.4 - Benefícios Psicológicos.

1.3.5 - Benefícios Motores.

1.4 - Partes da aula.

1.4.1 - Aquecimento.

1.4.2 - Stepping.

1.4.3 - Esfriamento/Volta à calma.

1.4.4 - Localizados.

1.4.5 - Alongamentos e Relaxamentos.

1.5 - Fundamentos do Step.

1.5.1 - Habilidades Motoras Básicas.

1.5.2 - Variações das Habilidades Motoras Básicas.

1.5.3 - Nomenclatura dos Passos.

1.6 - Posicionamento do professor.

1.6.1 - Em relação à plataforma.

1.6.2 - Em relação aos alunos.

1.7 - Complexidade e intensidade.

1.7.1 - Variantes da intensidade da aula.

1.7.2 - Duração e Freqüência do exercício.

1.7.3 - Intensidade Individual do exercício.

1.8 - Bases científicas.

1.8.1 - Algumas pesquisas.

1.8.2 - Step versus atividades aeróbias.

1.8.3 - Step versus impacto.

1.9 - Segurança.

1.9.1 - Regras de Segurança.

1.9.2 - O Step e a sobrecarga.

1.9.3 - Step versus impacto.

SEGMENTO II - TÉCNICO.

2.1 - Precedentes.

2.1.1 - Ferramentas necessárias para o ensino do Step.

2.1.2 - Trabalho bilateral das estruturas corporais.

2.2 - Didática.

2.2.1 - Capacidade de desenvolvimento de uma didática eficaz.

2.2.2 - Montagem de progressões: a didática dinâmica.

2.3 - Música.

2.3.1 - Conhecimento da estrutura musical.

2.4 - Música X coreografia.

2.4.1 - Bloco coreográfico e coreografia.

2.4.2 - Half – o conceito chave.

2.4.3 - Sobreposição dos conceitos.

2.5 - Tendências dos passos.

2.5.1 - Princípio da perna pronta.

2.6 - Montagem coreográfica.

2.6.1 - Montagem de coreografias de troca de pernas.

2.6.2 - Montagem de coreografias que recaem sobre a mesma perna.

2.6.3 - Transições.

2.6.4 - Considerações sobre o passo básico.

2.6.5 - Giros.

2.6.6 - Inversões de frente.

2.6.7 - Coreografias que terminam na posição frontal invertida.

2.6.8 - Como colocar no papel uma coreografia.

2.7 - Métodos especiais.

2.7.1 - O Método das Metades.

2.7.2 - Exercícios de Fixação (Método das Metades).

2.7.3 - Método da Estratégia de Troca.

2.7.4 - Método de ensino do Recai Bilateral.

2.7.5 - Método de ensino do Recai Unilateral.

2.7.6 - Método de ensino do R = 2 T.

2.7.7 - Método do Artifício de Troca.

2.7.8 - Método dos dois halfs que recaem unilateralmente (regra 1).

2.7.9 - Método do Recai Unilateral Anterior ao Troca (regra 2).

2.7.10 - Método do Recai Unilateral Posterior ao Troca (regra 3).

2.8 - Estratégias de ensino.

2.9 - Voz de comando.

2.9.1 - Características.

2.10 - Divisão de níveis nas aulas.

2.10.1 - Aulas para alunos iniciantes.

2.10.2 - Aulas para alunos intermediários.

2.10.3 - Aulas para alunos avançados.

2.11 - Exemplos de aulas.

2.12 - Processo ensino aprendizagem.

2.12.1 - Feedback - correções.

2.13 - Caracterização do trabalho.

2.14 - Avaliação do aproveitamento.

2.15 - Respostas dos exercícios de fixação (método das metades).

2.16 - Respostas da avaliação do aproveitamento.

2.17 - Acervo bibliográfico.

Você pode também estar interessado nos seguintes produtos

AVALIAÇÃO PARA ATIVIDADES FÍSICAS - COM CD

AVALIAÇÃO PARA ATIVIDADES FÍSICAS - COM CD

R$40,00
CICLISMO INDOOR - GUIA TEÓRICO PRÁTICO

CICLISMO INDOOR - GUIA TEÓRICO PRÁTICO

R$52,00
ENSAIOS SOBRE CONTEXTOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ENSAIOS SOBRE CONTEXTOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

R$42,00
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

R$58,00

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.